Ação de formação em competências sociais

     No dia 16 de Fevereiro de 2012, por volta das 15:10h, as turmas B e F do quinto ano e a F do sexto participaram numa ação de formação no auditório da escola, no âmbito da formação de competências sociais.
    Esta formação partiu de uma parceria entre a Biblioteca Escolar/Diretores de Turma e a Fundação “Lugar dos Afectos” e foi orientada pela psicóloga Renata, que trabalha na referida Fundação.
    Ainda que sem dizer exatamente o tema geral que pretendia abordar, após a apresentação, começou por apresentar uma imagem do jogo “GOSTARzinho”, criado pela doutora, Graça Gonçalves. Através deste jogo foi levando os alunos a descobrirem cinco problemas pelos quais tinham de passar durante o jogo que eram: a armadilha das desculpas esfarrapadas, pântano das mentiras, vulcão, o labirinto e a ponte.                                                    
O seu objectivo era que todos percebessem que o melhor para cada um é ser verdadeiro para com toda a gente, e não inventar desculpas esfarrapadas e tudo mais que seja no sentido negativo.

Mudar é necessário
     O que o jogo ajuda a descobrir é o valor da ajuda mútua, porque se nós não nos ajudarmos, todos perdemos.
    A psicóloga Renata confessou-nos que havia um pequeno vulcão ao pé do nosso coração e que ele explode muitas vezes. E ensinou-nos a controlá-lo: fechando os olhos e pensando numa praia com o mar calmo, sem vento com o sol a bater-nos na cara; nesse momento devemos inspirar e expirar, quantas vezes forem necessárias até nós nos acalmarmos.
    Por fim, percebemos que para vivermos felizes temos de unir as mãos, formando como que uma ponte onde está sempre presente o número quatro: duas pessoas de braços estendidos e mãos dada. Este gesto quer dizer que devemos ter capacidade para perdoar.
   No fim desta sessão convidou-nos, a cumprimentar os nossos colegas do lado, dando abraços e até darmos um beijo na cara do colega ou da colega. Foi um momento divertido e que ajudou alguns a reflectir na importância do bom relacionamento entre as pessoas.
   Despedimo-nos e voltámos às aulas.

   Ana Beatriz Correia-5ºF

Sem comentários:

Enviar um comentário